domingo, 15 de janeiro de 2012

RESISTENTES de Armando de Castro ||| PROCURANDO NO ANCESTRAL de Javi Mojave



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA - Inauguração 24 de janeiro de 2012
"RESISTENTES"
Histórias Fotografadas do Comércio Tradicional

Esta exposição corresponde a um pequeno acervo fotográfico integrado num projecto iniciado em 2008 e, não se esgotando com ela, tem a intenção de dar um contributo para o património fotográfico da cidade de Lisboa, com incidência em referentes sociais que infelizmente estão a desaparecer.
No decorrer deste trabalho, ao gosto da pesquisa e da prática fotográfica junta-se o do contacto com esta realidade humana, o que por si só seria motivador bastante.
As pessoas que fui conhecendo, tornaram-se pela sua “resistência” uma linha condutora na minha intenção de os retratar, ou aos seus locais de trabalho, como testemunhos de um sector económico e de uma faixa sócio-profissional que tem vindo a ter dificuldade em sobreviver.
Nesses locais continuam a assegurar um relacionamento humano que resiste à massificação e ao anonimato da circulação nas grandes cidades.
Armando Castro


1 comentário:

  1. comércio e ofícios, modos de vida e formas de encarar o mundo, sob a ameaça dos tempos, do gratuito, do importado, do pronto, do virtual, do usa e deita fora, do redundante, do novo, enfim, do advento de um consumismo irreprimido, abusivo e sem ética... mundo que importa conhecer, divulgar e apoiar, não por antigo ou saudoso, não por melancolia, mas porque há um saber a fruir, salvaguardar e transmitir ;_)))

    ResponderEliminar