sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EVA KUK /estórias de lisboa/ LISBON STORIES












LISBON STORIES

Photo exhibition






Ewa Kuk












ESTÓRIAS DE LISBOA


Não é que gostamos mesmo de estórias ? Reais, ficionadas, tiradas da vida, fantásticas ; estórias que nos guiam, que acontecem.





Estórias, tal qual vidas, seguem os respectivos cursos. Sim, na verdade, cada vida é uma estória. Cada vida é uma manta de retalhos de momentos que são, eles próprios, estórias.
Da mesma maneira - cada lugar tem as suas próprias estórias - preparadas para atacar vindas de qualquer lado. O que fazer é - estar preparado , ser cúmplice, encontrá-las a meio-caminho. Elas sugerem/oferecem; és tu que as agarras; que fazes delas o que quiseres: absorves as insinuações ou simplesmente registas o jogo da luz, sombra, geometria, forma, textura.



Existem duas direções - se preferes as palavras, inseres-te no ambiente, sem saber o que te apanhou, e então começas a desfiar as estórias que estavam à espera; se espantado pelo visual, serás atraído pela luz, angulo, confirmando a magia, varrendo as despropositadas palavras. Então quererás capturar, o que destacado de tudo, pode afirmar-se como Algo Belo. Algo Belo para chamar a atenção, guardar,partilhar (?)

Deixei-me encantar pelas estórias que Lisboa tem para contar - quer panoramicas , quer próximas. O maravilhoso de tudo isto, é que serão para ti, estórias diferentes das minhas .Para mim - são o instante e o que vi/senti, então. Para ti, terão um leitura diferente, com um significado diferente - relembrando partes da tua vida que, talvez, se sentirão mais belas , através do que eu vi/registei.

Assim, ambos enriqueceremos com este encontro - eu - grata ver as minhas estórias vistas e partilhadas, e tu, por ter chamado a tua atenção, para algo , que provavelmente, terias passado por, indiferente...


Biografia de Ewa Kuk
Nasce no penúltimo mês do ano de 1949, em Wroclaw, Polónia; inicia os primeiros passos e os estudos em Konin, entre Poznan e Varsóvia, onde fica até aos 11 anos. Seguindo o sonho de milhões de polacos, a sua família emigra para os Estados Unidos, com destino a Chicago.Porém, deixa a América e a família e retorna à Polónia. Em Konin, completa estudos, e como gostava de livros e pretendia ser escritora, entra na Faculdade de Lingua e Literatura Inglesa , em Poznan alcançando o MA (Master of Arts), qualificação que a habilita a leccionar na Universidade, o que faz durante 6 anos.
Aos 29 anos, após uma visita a Londres resolve aí viver. Londres proporciona-lhe mais material para escrever. Ao mesmo tempo que trabalha, frequenta concertos de música clássica, exposições, cinema, escreve poesia e prosa. Adora tocar piano (que estudou durante 9 anos) e cantar. Logo, tem a sorte de ser contratada por um “night club” japonês, onde actua por algum tempo. Conhece então um francês, resolve ir viver para França, em Arcachon (perto de Bordéus). Nunca parando de escrever, voltando frequentemente a Londres, começa uma colaboração com um jornal polaco , escrevendo sobre a vida cultural de Londres , e mais tarde sobre França. Também, fotografa para documentar os seus artigos.
Em 1990, sofre um terrível acidente de bicicleta, que a deixa em coma por 10dias. A recuperação física e psicológica demora dois longos anos. O reinteresse para
a vida, leva-a e recomeçar a fotografar; mas de diferente modo, testemunhando o que a envolve, mas acrescentando um sentido estético; repara na natureza que a
rodeia, admira-a, regista-a, estuda-a.
Daí, em 1993, a primeira exposição de fotografia, em Arcachon, a que chamou“Le gout retrouvé”.Obtém algum sucesso..
Recorrendo à bicicleta, decide visitar Irlanda, também para provar que ultrapassou o trauma do acidente. Porém o acidente tem outras consequências, quer mudar para um país de clima menos frio, em que não sinta medo quando anda só, procurando outros horizontes, para poder escrever e fotografar, escolhe para si o desconhecido Portugal.
.Vem para Portugal porque sabe que o clima é ameno, disseram-lhe que as pessoas são simpáticas.
Por cá vai ficando.Fotografa um livro sobre Lisboa com outros fotógrafos,
(mas as suas fotos no livro são marioritárias). O livro vende, foi até recentemente
reeditado, mas a editora- por sinal um nome grande - vale-se de sua ingenuidade- nenhuma compensação. Ficam no ar promessas de futuros trabalhos, nunca cumpridas.
Passa a ensinar inglês ,como actividade profissional principal. Não podendo viver sem música, anima o “piano-bar” de um hotel de Lisboa. Continua a escrever. De quando em vez envia poesia para algumas revistas e jornais de especialidade dos Estados Unidos e Inglaterra. E acontece ser publicada com alguma frequência.
(Entretanto, em 2000, já publicara um livro de poesia na Polónia “Miesdzy Wierszami”(Entre Versos).
Em Portugal trabalha árduamente, fotografa, escreve. Espera que uma porta se abra para poder mostrar a sua versatilidade.
É em Dezembro de 2004, que organiza um “happening”- “Moments of Beauty” na livraria “Ler Devagar” .Durante este “happening” toca , canta, divulga um texto e mostra as suas fotografias.
Reincide em Março de 2005, outra vez expondo fotografias, tocando ,bem assim como dando à leitura um pequeno texto, titulado “Flowers”.
Em 2007, expõe os suas fotografias no St Julian's College, em Carcavelos.
Nova exposição,em 2008, no Banco Millenium, na Baixa de Lisboa, para o lançamento do seu livro "Surfaces".
Em 2009, exposição na Polónia , na cidade de Konin, no Colégio onde estudou.
Esta é a sua sétima exposição, em três países (Portugal, França, Polónia)


Lisboa, Setembro de 2011



Sem comentários:

Enviar um comentário