terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ARTISTAS/ pag 4 _ Cristina Leiria












Nasce em Lisboa a 25 de Abril de 1946. Vive em Moçambique entre os 2 e os 17 anos.
Forma-se em arquitectura na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa e especializa-se em planeamento num curso de pós-graduação, Developement Planning Unit, da University College em Londres; motivada pela influência do ambiente na saúde e bem-estar, aprofunda estudos sobre Feng Shui, em Macau, China e Japão e sobre Electromagnetismo, em França.
Trabalha como arquitecta no Reino Unido, Moçambique, Zimbabwe, África do Sul, Portugal e Macau.
A partir de 1992, paralelamente à arquitectura, retoma a escultura iniciada na adolescência com a criação de protótipos para Elan de Mãe e Presépio Holístico. A maioria das esculturas são concebidas a partir do barro e passadas posteriormente para outras escalas, em diversos materiais especialmente: cristal, bronze, prata, estanho, pedra.
Desde 1995, algumas destas obras, mais de 200 peças únicas e 27 esculturas reproduzidas em série, têm sido editadas em cristal pelo prestigiado Grupo Vista Alegre/Atlantis.
"A sua obra cresce no seio de diversos temas como: a Vida, o Amor, a Família, o Mar, o Divino, … todos unidos por uma invisível linha de coerência universal e expressa em formas depuradas que falam a todos a mesma linguagem feita de amor, equilíbrio e de serenidade. Mas, é em 1999 que a experiência artística, encetada por Cristina Leiria, atinge a absoluta congruência entre os objectivos espirituais, sociais e arquitectónicos, com a concretização do Centro Ecuménico Kun Iam" *Citações do Prof. Fernando António Baptista Pereira.
Neste Centro, em forma de Flor de Lótus, situado numa ilha artificial criada para o efeito no Rio das Pérolas, em Macau, ergue-se a estátua de Kun Iam, (ou Guan Yin), deusa do amor, misericórdia e compaixão, em bronze, com 20.00m de altura.
A sua intervenção na humanização da vida urbana, pela Arte Pública, tem continuado, entre outras, através das seguintes obras:
Kun Iam e Flor de Lótus, em bronze polido, 2.70m, sobre um pequeno lago nos jardins da casa de Macau em Lisboa, 2002. Elan de Mãe, em pedra branco-mar, 3.00m, no Parque Marechal Carmona em Cascais, 2003. Vela ao Vento, em bronze patinado, 12.00m, numa rotunda à entrada de Tavira, 2003. Barco à Vela, em bronze polido, 3.00m, assente numa onda em mármore branco, na Marina de Cascais, 2007.

Av. DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, TORRE D2 -2ºA, 2750-660 CASCAIS – PORTUGAL
+351 Tel/Fax 214.865.108 –Telemóvel 918.340.899 – 917.890.748
crisrochlei@gmail.com - www.cristinarochaleiria.com

Sem comentários:

Enviar um comentário